Este projeto promove a implementação de uma Horta de Agricultura Biológica no espaço escolar, recorrendo a ingredientes de origem biológica e não a elementos químicos, fertilizantes, inseticidas ou herbicidas.
As “vitaminas” para a nossa horta vêm da compostagem.O que é a compostagem?
A compostagem é o adubo mais antigo e mais natural do mundo. Para o fazer, utilizamos o compostor que é o recipiente que recebe o material (restos de comida, plantas , etc) e onde nascerá o composto para depois colocar na terra.
O que colocar no compostor?Podemos colocar no compostor plantas de exterior e de interior, flores murchas e frutas caídas, restos de café e chá com filtros e bolsas, restos de comida como pão, cascas de ovo, cascas de batata, legumes, borras de café, arroz, massa, cascas de fruta e cereais - os chamados "verdes". Também podemos colocar material cortado de árvores, sebes e arbustos: aparas de madeira, serradura, relva e erva seca, ramos pequenos, folhas secas, pequenas quantidades de cinza de madeira, feno e palha - os chamados "castanhos".
Não devemos nunca colocar carne, peixe, marisco, lacticínios e gorduras (queijo, manteiga e molhos); excrementos de animais; resíduos de jardim tratados com pesticidas; plantas doentes ou infestadas; cinzas de carvão; ervas daninhas com semente; têxteis, tintas, pilhas, vidro, metal, plástico, medicamentos e produtos químicos.
Assim, temos andado a cultivar a nossa horta.Já tem couves, cebolo, alface, feijões, favas, salsa etc.E já lá temos a guardá-la alguns dos nossos Espanta-pardais!
Olá a todos!
ResponderEliminarOs meus parabéns! gostei muito dos espanta-pardais! De certeza que foi divertido construí-los com os vossos pais, e que bonitos estão! Toda a gente os pode ver...e devem estar a desempenhar a sua função porque a horta está muito bonita.
E aqui vai o desafio... para que servem os espanta-pardais? Fico à espera que alguém me diga... Bom carnaval!